As críticas dos fãs das sagas ‘Guerra das Estrelas’ e ‘Star Trek’ fizeram-se sentir depois de Barack Obama ter utilizado a ‘fusão mental de Jedi’ para dizer que não tinha aquele poder para mudar a opinião dos seus opositores do Partido Republicano e “convencê-los a mudar de opinião sobre os cortes no gasto público”.
No entanto, a ‘fusão mental de Jedi’ é um termo inexistente, fruto da confusão entre o poder dos cavaleiros de Jedi, da Guerra das Estrelas, para influenciar as mentes de terceiros (os ‘jedi minds tricks’) e a técnica ‘fusão mental’ da saga ‘Star Trek’ permite misturar a sua mente com a de outra pessoa.
“Muitas pessoas acreditam que estou a ser razoável e que estou a propor um acordo justo, mas os republicanos não o reconhecem o desafio”, disse Obama sobre o desacordo com os adversários no Congresso para evitar cortes orçamentais automáticos a partir de hoje, “mas isso não significa que se tenha de fazer uma fusão mental de Jedi a estas pessoas e convencê-los do que está correcto”.
De imediato, os fãs de ambas as sagas sublinharam o erro através das redes sociais com comentários do género: “Querido Presidente Obama, são armadilhas mentais de Jedi e fusão mental vulcana. Use bem o jargão", escreveu o utilizador de Twitter Jedi Tweetle.
O 'nerd' que existe em mim tranquilizou-se muito ao ver que não sou o único que dei conta do erro. Vamos, Obama, imaginávamos que fosse moderno!", comentou na mesma rede social Ice King.
Alguns fãs aproveitaram mesmo para fazer piadas com os cortes sobre o gasto público que Obama discutiu com os republicanos na sexta-feira passada. "Suponho que isto significa que vão cortar o orçamento da Academia Jedi", brincou Steve Cataggio.
Lusa/SOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário